O Banco do Brasil anuncia nesta segunda-feira, 29, um conjunto de medidas que busca reforçar a competitividade da empresa e adequar a capacidade de atendimento às necessidades de cada praça, privilegiando a experiência do cliente.

Dentre as ações aprovadas, constam a revisão e o redimensionamento da estrutura organizacional do BB nos níveis estratégico (direção geral), tático (superintendências), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências).  

Esse movimento do BB surge a partir da contínua melhoria e digitização de processos e produtos; a revisão e o aperfeiçoamento do modelo de atendimento e de relacionamento e o robusto desenvolvimento de soluções para os canais digitais. No BB, mobile e internet já respondem por 80% de todas as transações, levando mais comodidade e conveniência aos clientes.

Em resumo, as medidas implementadas são as seguintes:

•   Alteração de tipologia de algumas agências e Postos de Atendimento (PA), em que haverá a transformação de 49 PA em agências e 333 agências em PA. Importante ressaltar que não há fechamento de agências e o atendimento aos clientes não sofrerá mudanças;

•     Implantação do Programa Adequação de Quadros (PAQ), que consiste em um plano de ajuste da força de trabalho do Banco, equalizando situações de vagas e excessos nas dependências / praças. Funcionários localizados em dependências com excesso no quadro podem aderir a um plano de desligamento incentivado, a partir desta terça-feira, 30, e até 14 de agosto. Esses funcionários também terão a possibilidade de movimentar-se, com priorização, para vagas existentes em outras unidades.

• Criação de 42 novas agências especializados no atendimento a empresas, até outubro, que preveem a especialização de atendimento em carteira varejo, sem mudança física.

• Criação da Unidade Inteligência Analítica, que surge com a missão de centralizar o acompanhamento das evoluções, inovações e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e soluções com uso de Inteligência Analítica e de Inteligência Artificial. 

Eficiência e melhoria da experiência do cliente

Acompanhar os padrões de eficiência do mercado é uma diretriz que norteia a atuação do BB. Nesse sentido, as medidas anunciadas irão contribuir para o atingimento de indicadores ainda melhores.

O Banco do Brasil revê, permanentemente, a dotação de sua rede de agências, buscando perceber os pontos de atendimento que precisam de reforço de pessoal e os que podem ceder funcionários. A principal intenção é aprimorar a experiência do cliente, por meio de um ajuste de estrutura que ocorrerá em agências de menor porte.

As 333 agências que se transformam em postos de atendimento continuarão a prestar os mesmos serviços financeiros, havendo impacto somente na estrutura organizacional. No mesmo movimento, 49 postos de atendimento serão transformados em agências.

Programa de Adequação de Quadros

As ações de melhoria no atendimento incluem um Programa de Adequação de Quadros (PAQ), com alternativas ao funcionário que se encontrar em unidade / praça com excesso no quadro de pessoal. Apenas esses funcionários poderão aderir ao Programa, que possui critérios específicos e bem definidos.

Quem não tiver interesse em se desligar, será priorizado no processo de preenchimento das vagas e aqueles que perderem a função manterão sua renda pelo período de 120 dias.

O Banco não tem objetivo de reduzir seu quadro de funcionários, mas adequá-los à nova estrutura. Não há, portanto, meta de desligamentos, pois as movimentações oferecidas poderão regularizar a situação do funcionário.

O desligamento dos funcionários interessados poderá ocorrer na modalidade aposentadoria ou no desligamento consensual, previsto na legislação trabalhista.

Além dos direitos regulamentares de desligamento de pessoal, haverá uma indenização vinculada ao tempo de trabalho no BB, de até 9,8 salários, conforme critérios do programa. Além da indenização pecuniária e direitos regulamentares, o Banco ressarcirá o plano de saúde dos funcionários e dependentes econômicos cujo desligamento tenha cessado o direito de permanência como associados dos respectivos planos de saúde, pelo período de 1 ano.

O impacto financeiro do programa será divulgado até o final do mês de agosto e cabe reforçar que não impacta as projeções (guidance) divulgadas para 2019.

Com informações da assessoria de comunicação do Banco do Brasil
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Jornalista Ricardo Cavalcante

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