Desde o dia 01/08 o teste do pezinho deixou de ser realizado no hospital Dr. Abelardo Gadelha, no bairro Parque Solidade, as informações circularam e repercutiram nas redes sociais.

A equipe do Jurema News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que em nota informou a nossa equipe que o teste do pezinho está sendo realizado na maternidade Santa Teresinha, no Conjunto Marechal Rondon, em nota a prefeitura informou ainda que os exames são realizados de Segunda a Sexta Feira, das 14:00 as 17:00 hs, e que todos os dias são realizados uma média de 20 exames.

Segue nota da assessoria de comunicação na integra “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Município de Caucaia informa que os exames do pezinho estão sendo realizados normalmente apenas na Maternidade Santa Terezinha, nos horários entre 14h e 17h de segunda à sexta-feira. A SMS informa ainda que cerca de 20 exames são realizados todos os dias no Hospital Maternidade, que fica localizado na Avenida Dom Almeida Lustosa, n° 3702, no bairro Marechal Rondon.”

Nas redes sociais, a repercussão foi bastante negativa, algumas criticas, outros acharam que não fará diferença, o fato é que para as mães da região que ainda não fizeram o teste do pezinho, não deixa de ser um transtorno.

Teste do pezinho: Para que serve e quando fazer (créditos: minhavida.com.br)

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho pode diagnosticar condições de saúde como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

É importante fazer o Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança. O teste do pezinho é feito nessa região do corpo por ser uma área bastante irrigada no corpo humano, facilitando assim a realização do exame.

 

Siga-me

Jornalista Ricardo Cavalcante

Informações e contato em Portal Jurema News
Jornalista sob registro Drt 3648/Ce
Quem sou: Um apaixonado por tecnologia, busco sempre novas tecnologias para deixar esse portal cada vez mais completo.
Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Deixe uma resposta