A partir desta semana, a Uber passa a mostrar aos motoristas parceiros de Fortaleza, antes do início da viagem, a região do destino final da próxima rota e sinalizar se o usuário que fez a solicitação tiver poucas viagens no aplicativo. Esses recursos vinham sendo testados nos últimos meses e foram aprimorados de acordo com os resultados dos testes e os retornos recebidos dos parceiros.

Recentemente postamos aqui que internautas, supostamente motoristas do aplicativo Uber, reclamavam de não terem muitas ferramentas de segurança para eles – o que a Uber rebateu.

O lançamento é resultado do investimento da Uber em novas tecnologias para melhorar a experiência no aplicativo e atender às necessidade locais. “O objetivo da empresa é ser ainda mais transparente, fornecendo mais informações aos milhares de motoristas parceiros que usam o app para gerar renda no Brasil sem prejudicar a experiência dos usuários. Além de Fortaleza, o recurso também está disponível em todas as capitais do Nordeste”, afirma comunicado da empresa.

“Ter mais informações sobre a viagem antes de seu início é uma demanda recorrente dos motoristas e nosso objetivo é atender essa solicitação da melhor forma possível e sem impactar a experiência dos usuários. Algumas cidades já receberam esse recurso e nossas experiências vem mostrando resultados positivos nesse sentido”, explica Fabio Plein, diretor de Operações da Uber no Brasil.

As informações da região de destino da viagem e a sinalização adicional, caso o usuário seja iniciante no app são exibidas na mesma tela, no momento em que o motorista aceita a viagem. Para chegar a esse modelo, a Uber realizou experimentos em diversas localidades, com pequenas variações nas ferramentas testadas. As avaliações seguem em curso e novos aprimoramentos na ferramenta ainda podem ser feitos no futuro.

No mês passado, a empresa lançou a U-Check, uma ferramenta desenvolvida no Centro de Desenvolvimento Tecnológico no Brasil, que valida as informações dos usuários que optam por não adicionar um cartão de crédito no momento do registro, com a base de dados do Serasa Experian.

Botão de emergência

99, por sua vez, anuncia novo recurso, o botão de emergência para motoristas. A funcionalidade chegou ao Brasil em julho, depois de ser implementada com sucesso na China, em 2018.

A função já existe para passageiros desde o ano passado e, recentemente, passou por atualizações que, segundo a assessoria da 99, melhoraram a interação dos usuários e condutores com o aplicativo. Agora, o motorista também pode compartilhar a sua rota com qualquer contato de sua lista telefônica por meio de WhatsApp e Messenger, com abertura do link diretamente da área que contém os dados do veículo, em complemento a opção pelo navegador de internet.

Outra novidade é inclusão de contatos de confiança. Com ela, será possível adicionar os números de até cinco pessoas para falar rapidamente com família e amigos, caso necessário. Para motoristas que possuem câmera no automóvel, o botão sinalizará de maneira mais clara se a câmera está ativa e gravando.

“O recurso adiciona mais uma camada de proteção ao motorista”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99. “O foco da iniciativa é agir rapidamente em qualquer situação de emergência”.

Via Diário do Nordeste

Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Comentários no Facebook