Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Ceará foi acionada, na madrugada da útima sexta-feira (1°) para atendimento de uma paciente em trabalho de parto em Ocara. A bebê, com 4,145 kg, nasceu dentro da ambulância no caminho de Ocara para Fortaleza. 

Após o nascimento, a equipe, formada pelo condutor André Jackson Mesquita, a enfermeira Liliane Chaves, e o médico Ricardo Matos retornou para o Hospital de Ocara com mãe e filha para concluir a primeira assistência

“Tão próximo do Natal que nos lembra o nascimento do Cristo e no início de um novo ano presenciar a magia da vida nos enche de Fé, e esperança de que 2021 traga mais amor e saúde para nossas vidas” destacou Liliane Chaves.

Em 2020, os profissionais do Samu Ceará realizaram 57 partos, uma média de um nascimento por semana. 

Funcionamento
O serviço funciona 24 horas por dia e pode ser solicitado gratuitamente com uma ligação para o número 192. Quando solicitada, uma equipe multiprofissional de saúde entra em ação. O Samu ampliou a cobertura em todas as regiões, especialmente em municípios da Região Norte, atuando na diminuição do tempo-resposta, período entre o início do chamado e a chegada da equipe ao local da ocorrência. 

Via Diário do Nordeste

Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Comentários no Facebook