A confeiteira Fernanda Augusto, de 40 anos, foi vítima de um furto e teve levada a sua bicicleta, o meio de transporte que usava para vender doces pela cidade de Santos, no litoral de São Paulo. O caso foi compartilhado nas redes sociais e alcançou centenas de internautas, mobilizando moradores da região. A repercussão da história fez com que a profissional ganhasse uma bicicleta nova.

“É um novo começo”, descreveu Fernanda em entrevista ao G1 neste domingo (10).

A confeiteira relata que acordou na última segunda-feira (4) e viu que o local onde ela deixava a bicicleta trancada estava vazio. A corrente que a segurava foi serrada por alguém que conseguiu invadir o prédio. “Quando eu olhei, nem tive reação, fiquei triste. Acredito que o furto foi ainda no domingo [3], durante a noite”, explica.

Fernanda usa bicicleta para vender doces em diferentes pontos de Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Fernanda usa bicicleta para vender doces em diferentes pontos de Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

A profissional, que trabalhava desde 2015 com a bicicleta, comercializando os doces que produz em pontos da cidade, diz que ficou muito preocupada, já que não conseguiria comprar uma nova, sem contar a crise instaurada pela pandemia e as dificuldades para fazer as vendas. Pensando em resolver a situação de alguma forma, ela recorreu às redes sociais, fazendo um apelo em uma publicação.

“Foi a primeira coisa que eu pensei. Porque é muita gente, e o pessoal iria compartilhar. Mas, eu não imaginava que ia ter tanta divulgação”, explica a confeiteira. Em questão de horas, a postagem começou a circular e alcançar centenas de pessoas.

O objetivo era conseguir alguma pista do paradeiro da bicicleta. Nesse meio tempo, Fernanda continuou trabalhando e fazendo entregas à pé, para não perder as encomendas. Mesmo assim, ela conta que o planejamento do começo de ano foi muito prejudicado. “Eu estava toda programada. Fiquei preocupada, pensando o que iria fazer”, relata.

Nova bicicleta foi entregue para Fernanda  — Foto: Arquivo Pessoal

Nova bicicleta foi entregue para Fernanda — Foto: Arquivo Pessoal

A preocupação, no entanto, acabou se transformando em alívio. A mobilização fez com que um morador da cidade decidisse dar uma bicicleta nova para a confeiteira. A surpresa foi feita nesta sexta-feira (8). Junto com um moderador de uma página das redes sociais que a ajudou, o voluntário fez a entrega da bicicleta, que será sua nova companheira nas vendas.

 

“Abri a porta na segunda e tive muita tristeza, e abri agora recebendo uma surpresa, com o sentimento de muita alegria”, descreve Fernanda.

 

A nova bicicleta é vermelha e já vai acompanhar a confeiteira nas entregas e vendas em Santos. Ela diz que a mobilização foi essencial para seu ‘novo começo’ no início do ano, após passar pelo susto de ficar sem o meio de trabalho que garante a renda da casa. “Foi a mobilização das pessoas que fez com que eu recebesse a doação. Foi a movimentação de todo mundo, só tenho a agradecer a todos”, finaliza.

Confeiteira começou a usar bicicleta para vender doces em 2015 — Foto: Arquivo Pessoal

Via G1

Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Comentários no Facebook