Um grupo de motoristas foi flagrado disputando rachas sobre as dunas da Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará. O registro foi feito na tarde deste sábado (9) onde também é possível ver várias pessoas assistindo às corridas da areia.

Aglomeração de pessoas estão proibidas em todo o estado em locais abertos ou fechados para evitar a transmissão do novo coronavírus, conforme decreto estadual em vigor até o próximo dia 31 de janeiro. O Sistema Verdes Mares procurou a assessoria da Polícia Militar para pedir mais informações sobre o caso e aguarda resposta.

 

 

Em um dos vídeos feito por uma pessoa que estava no local, é possível ver dois carros modelos 4 x 4 em uma largada improvisada nas areias. Um homem sinaliza a ordem de partida e os motoristas iniciam a subida às dunas. A gravação mostra os veículos realizando a escalada em alta velocidade até chegar no topo da duna.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que por se tratar de dunas que podem estar sobre área de proteção ambiental, os municípios ou órgãos ambientais locais é que são os responsáveis pela fiscalização.

Infração gravíssima

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que praticar “racha” é uma infração gravíssima, que pode ser punida com multa no valor de R$ 2.934,60, suspensão do direito de dirigir e remoção do veículo. Se o motorista for reincidente a menos de 12 meses, aplica-se o dobro da multa prevista.

Os motoristas que forem condenados por participação em “rachas” estarão sujeitos a penas que podem chegar a 10 anos de reclusão, no caso de morte, previstas pelo CTB. As denúncias podem ser feitas pelo número de telefone 190

Via Diário do Nordeste

Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Comentários no Facebook