Um projeto de lei aprovado na câmara de vereadores de Caucaia e aguarda sanção do prefeito Vitor Valim (Pros), prever ônibus exclusivo para mulheres em Caucaia, embora ainda não se fale no aumento da frota, o projeto destina 30% da frota exclusivamente para mulheres.

Segundo o jornal O Povo, vereadora Camila Cavalcante (DEM), autora do projeto, a motivação da proposta surgiu de demandas de mulheres por mais segurança contra abusos e assédio no transporte público. “A importância desse projeto consiste em resguardar a integridade da mulher, principalmente em horários de pico, quando meninas retornam da escola e mulheres voltam do trabalho”, disse a parlamentar. Ela acrescenta que, em Caucaia, a gratuidade dos ônibus tem como “lado negativo” o fato de facilitar a locomoção de abusadores por todo o Município, aumentando o número dos pedidos por mais segurança, motivando o projeto de lei.

É importante destacar que várias linhas de Caucaia ainda enfrentam lotação, sob tudo no horário considerado de pico, se de um lado as mulheres merecem mais segurança no transporte público, de outro é importante lembrar que o projeto necessita de um aumento na frota para atender a demanda de usuário e não acabar atrapalhando locomoção na cidade vez que 3 a cada 10 viagem tornam-se exclusiva para mulheres.

Com informações do Jornal O Povo

 

 

Jornalista Ricardo Cavalcante
Siga-me

Comentários no Facebook