Gestão de Evandro Leitão corta 145 cargos, enquanto Caucaia expande estrutura com novas regionais e secretarias

Enquanto a Prefeitura de Caucaia amplia sua estrutura administrativa, a gestão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), optou por reduzir cargos públicos. A Reforma Administrativa aprovada pela Câmara Municipal na última quinta-feira (13) resultou em um corte de 145 cargos, diminuindo de 522 para 377 postos.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carolina Monteiro, destacou que a meta da reforma foi enxugar a máquina pública sem comprometer os serviços prestados à população. “Mesmo com a criação de três novas secretarias, conseguimos reduzir o número de cargos, tornando a administração mais eficiente”, afirmou.
As novas secretarias criadas são:
✅ Secretaria da Mulher
✅ Secretaria da Proteção Animal
✅ Secretaria das Relações Comunitárias
Além disso, foram implementadas duas novas Coordenadorias Especiais e extintas a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e a Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
A reforma foi aprovada em caráter de urgência, com 31 votos favoráveis e 9 contrários.
📌 Enquanto Fortaleza aposta na redução de cargos, Caucaia segue caminho oposto, ampliando sua estrutura com mais regionais e secretarias. Qual modelo trará melhores resultados?
COMENTÁRIOS