O mundo amanheceu em silêncio nesta segunda-feira (21) com a notícia da morte do papa Francisco, aos 88 anos. O falecimento foi confirmado pelo Vaticano às 7h35 (horário de Brasília), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, diz o comunicado oficial.

De acordo com a Santa Sé, o pontífice viveu seu ministério com “fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, valores que marcaram profundamente sua trajetória e seu pontificado.

A última aparição pública de Francisco foi neste domingo (20), durante a tradicional bênção Urbi et Orbi, na sacada da Basílica de São Pedro, em celebração à Páscoa. Mesmo visivelmente debilitado, o papa fez questão de dirigir palavras de paz e esperança aos fiéis de todo o mundo.

Nascido na Argentina, Jorge Mario Bergoglio fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele assumiu o comando da Igreja Católica em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e desde então tornou-se uma das figuras mais influentes e respeitadas do cenário global.

O legado de Francisco será lembrado por sua defesa incansável dos excluídos, pelo apelo à paz entre os povos e pelo esforço em aproximar a Igreja das causas sociais contemporâneas. Sua partida deixa um profundo vazio entre católicos e admiradores ao redor do mundo.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui