Com o objetivo de promover um intercâmbio de saberes e práticas culinárias, o projeto propõe encontros mensais entre o público e nomes que representam a riqueza da gastronomia brasileira. A proposta vai além da degustação: convida à reflexão sobre ancestralidade, cultura e território.
Durante a aula-show, o público conheceu ingredientes amazônicos e aprendeu técnicas tradicionais de preparo em uma vivência com a chef Tainá, que é também pensadora indígena, curadora cultural e fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Iacitata. Na aula-show, Tainá Marajoara cozinhou o prato intitulado “Canhapira”, com peixe filhote cozido no caldo de tucumã e uma mistura de pimentas amazônicas, acompanhado de beiju da etnia Jenipapo-Kanindé, produzido no Ceará.
De acordo com a consultora de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos, o projeto fortalece o papel do restaurante-escola como espaço de formação, troca de experiências e valorização da cultura alimentar nacional. “Mais do que um restaurante comercial, o Mayú é um lugar de estudo. Envolvemos nossos alunos em todas as atividades possíveis, dentro da cozinha e em cada etapa do processo. Esse ano, decidimos homenagear a gastronomia brasileira, já que o Mayú se coloca como um restaurante de comida brasileira contemporânea. Cada edição vai representar uma região do país, trazendo histórias, ingredientes e saberes que enriquecem o nosso cardápio e o repertório de quem participa”, explica.
Além da participação de chefs de todo o Brasil, Vanessa adiantou que duas chefs cearenses também farão parte do calendário, fortalecendo a valorização da culinária local. A cada mês, o público poderá vivenciar essa jornada de sabores em dois momentos: uma aula-show gratuita nas terças e um jantar especial sob reserva nas quintas-feiras.
A estreia do projeto com Tainá Marajoara é especialmente simbólica: “Ela é uma mulher que nos ensinou o que é cultura alimentar. Nos inspira com sua luta pela valorização dos saberes indígenas e sua forma de defender a cultura dos seus irmãos. Além de aprender a cozinhar e saborear pratos incríveis, o público teve uma verdadeira aula sobre a importância da cultura alimentar brasileira”, completa Vanessa Santos.
As vagas para o jantar nesta quinta-feira (24) são limitadas. O evento é por adesão mediante reserva antecipada.
Jantar “Mayú Brasileiro” – Culinária Amazônica, com chef Tainá Marajoara
📅 24 de abril (quinta-feira)
⏰ A partir das 19h
📍 Restaurante-escola Mayú – Av. Desembargador Moreira, 1301
🍽 Jantar em três tempos | Por adesão
📲 Reservas e informações: WhatsApp (85) 99430.9755 | Instagram: @restaurantemayu