Os deputados federais Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Orlando Silva (PCdoB-SP) protocolaram, nesta quarta-feira (20), um requerimento para convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
O pedido tem como base uma declaração feita pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) durante um debate com Alencar Santana, na CNN Brasil, em maio deste ano. Na ocasião, Izalci afirmou que, ainda durante a transição de governo em 2018, comunicou Bolsonaro sobre irregularidades em descontos aplicados a benefícios previdenciários.
Segundo os parlamentares autores do requerimento, mesmo após o alerta, Bolsonaro não teria tomado medidas para apurar ou coibir as irregularidades durante seu mandato. Eles alegam ainda que apenas no governo atual foram iniciadas a investigação e a devolução de valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas.
O requerimento, no entanto, ainda precisa ser analisado e votado pelos membros da CPMI, que apura suspeitas de fraudes em contratos envolvendo beneficiários do INSS. Caso aprovado, Bolsonaro será formalmente convocado a depor.