O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançou nesta segunda-feira (14), no Paço Municipal, o Plano Fortaleza Inclusiva, um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais da capital cearense. A iniciativa reúne oito programas integrados, com foco na redução das desigualdades e na promoção da autonomia das populações em situação de risco.
Entre os programas anunciados estão:
-
Fortaleza Sem Fome
-
Infância Viva Fortaleza
-
Autonomia Econômica
-
Atenção à Saúde Mental
-
Superação da Situação de Rua
-
Fortaleza para Todas as Idades
-
Atenção às Pessoas com Deficiência
-
Sustentabilidade e Justiça Climática
Durante o lançamento, Evandro Leitão destacou que parte das ações já começam a ser implementadas de forma imediata. Um exemplo é o Fortaleza Sem Fome, que prevê a distribuição de 90 mil sopas por mês para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, será realizada a reforma dos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.
“Nosso maior objetivo é enfrentar a vulnerabilidade social, reduzindo as desigualdades e fazendo com que mais pessoas conquistem sua autonomia. O poder público deve ser indutor disso, ajudando essas famílias a se fortalecerem e caminharem com independência”, afirmou o prefeito.
Na área da saúde, a Prefeitura anunciou um plano de reestruturação completa da rede municipal, com reformas previstas para 134 postos de saúde, 10 hospitais, 16 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 6 UPAs e 4 policlínicas.
A iniciativa também inclui cursos de qualificação profissional, voltados à geração de renda e promoção da independência financeira da população atendida pelos programas sociais.
Novos equipamentos
Evandro Leitão também anunciou a entrega de novos equipamentos públicos já para o mês de agosto. Entre eles estão:
-
Nova Cidade da Criança
-
Centro de Diagnóstico Girassol
-
Dois Espaços Girassóis, que serão os primeiros de um total de 12 unidades planejadas
O novo Centro de Diagnóstico Girassol, segundo o prefeito, terá capacidade para 3.300 atendimentos mensais, com foco no diagnóstico infantil. O número representa um salto em relação à estrutura anterior, inaugurada na gestão passada, que atendia apenas 200 pessoas por mês.
“Estamos ampliando não apenas a capacidade física, mas o cuidado com as pessoas. Nosso compromisso é com uma Fortaleza mais inclusiva, solidária e preparada para enfrentar suas desigualdades com políticas públicas efetivas”, concluiu Evandro.
O Plano Fortaleza Inclusiva deverá ser implementado em etapas, com ações intersetoriais coordenadas entre as áreas da assistência social, saúde, educação, juventude, direitos humanos e meio ambiente.
Köpek Sahiplendirme Portalı Adresleri