Além de dominar o gosto musical dos fortalezenses, o forró também embala o coração da cidade quando o assunto são as festas populares. De acordo com a pesquisa “Cultura nas Capitais”, as festas juninas foram apontadas como o evento cultural mais importante para os moradores de Fortaleza.
Realizado pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, o levantamento revelou que 15% dos entrevistados destacaram espontaneamente os festejos juninos e arraiás como os principais eventos culturais da cidade. O percentual é mais que o dobro das menções ao Carnaval (7%) e à música de forma geral (também com 7%).
A preferência, no entanto, não fica apenas no discurso. Na prática, as festas juninas são também as mais frequentadas. Entre os fortalezenses que participaram de festas populares nos 12 meses anteriores à pesquisa, 74% afirmaram ter ido a celebrações juninas, enquanto 40% estiveram em blocos de Carnaval e 25% acompanharam desfiles carnavalescos.
A pesquisa reforça a força cultural do forró e das tradições juninas na capital cearense, mostrando que, para muitos moradores, a melhor festa do ano é aquela que tem sanfona, quadrilha e muita alegria no arraiá.