O caso do idoso de 56 anos, que foi abandonado em um campo no bairro Cigana após receber alta do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha, em Caucaia, ganhou novos desdobramentos nesta quinta-feira (04). O homem, ainda com o acesso venoso no braço, foi deixado no local pela equipe hospitalar e a situação gerou forte repercussão.
Diante da gravidade do episódio, o SMS emitiu nota oficial reconhecendo a falha, afastou os servidores envolvidos e anunciou a abertura de investigação interna.
Segundo a unidade, o paciente havia dado entrada com um quadro de pneumonia, recebeu alta médica e foi levado pela equipe ao local onde vivia, por se tratar de uma pessoa em situação de vulnerabilidade social. Após a denúncia de que protocolos não foram respeitados, o idoso foi recolhido e reconduzido ao hospital, onde permanece internado em regime social, sem pendências clínicas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) foi acionada para oferecer acompanhamento e garantir assistência ao paciente.
Ainda na nota, o hospital destacou que reforçará as medidas de alta hospitalar, assegurando que os pacientes deixem a unidade em condições dignas e seguras.
O secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, afirmou que a gestão tem compromisso com os protocolos clínicos e garantiu que medidas administrativas serão tomadas:
— “Ressalto que o paciente só saiu do hospital após receber a alta médica. Temos total compromisso de cumprir os protocolos clínicos estabelecidos, que são adotados nos nossos equipamentos de saúde. O episódio está sendo rigorosamente apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis”, disse.
Apesar da nota, a equipe do Jurema News entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação em busca de esclarecimentos sobre os fatos, mas não obteve retorno, mesmo a SMS emitindo nota. Ressalta-se que o órgão, responsável por atender à imprensa, frequentemente deixa de responder, mesmo em casos em que há manifestação oficial do município — como neste episódio, em que a nota foi feita pelo a SME não foi encaminhada ao veículo de comunicação que solicitou através da Ascom.
Ver essa foto no Instagram