Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Educação em Caucaia

Prefeitura de Caucaia leva alunos de escola municipal para aula de educação ambiental com tartaruga marinha

Sabendo do papel crucial da educação ambiental na formação das crianças, a Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia - IMAC, realizou, nesta terça-feira (05), um momento especial com alunos da rede pública

Imagem de destaque da notícia
Imagem de reprodução da internet

Sabendo do papel crucial da educação ambiental na formação das crianças, a Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia - IMAC, realizou, nesta terça-feira (05), um momento especial com alunos da rede pública. Cerca de 20 estudantes da escola municipal Maria Dolores Menezes de Almeida foram até a sede do IMAC visitar uma hóspede que está de passagem na sede do órgão.


Trata-se da Tartaruga Verde, espécie Chelonia mydas, que foi resgatada pelo IMAC durante a noite de segunda-feira (04) na praia da Tabuba. "Durante a nossa ronda diária, que realizamos no litoral do município a fim de monitorar os ninhos de tartarugas, nos deparamos com esse animal bastante debilitado. Como temos licença para transporte desses animais, realizamos a transferência dela para a sede do IMAC para uma piscina de estabilização, a fim de posteriormente transportá-la até o Centro de Reabilitação - Projeto Cetáceos da Costa Branca - PCCB, no Rio Grande do Norte. Durante a estabilização, conseguimos promover o rico encontro dos alunos da escola Maria Dolores da rede municipal com um animal raro de ser visto de tão perto", afirma Thiago Menezes, gerente de Orla do IMAC.


Uma destas alunas foi a Ana Marjorie, estudante da 8ª série, que saiu do encontro com uma nova atitude sobre o relacionamento com o Meio Ambiente. "Todo mundo achou muito legal. Tiramos fotos pra publicar nas redes sociais, foi a primeira vez que a gente viu uma tartaruga marinha de perto. A gente descobriu que as tartarugas marinhas utilizam várias praias aqui de Caucaia para colocar seus ovos, e vimos a importância de não colocar lixo no mar", disse.


Além do conhecimento ambiental, e a interação com o animal, sob a supervisão dos técnicos do IMAC, as crianças batizaram a tartaruga. "Dois nomes foram votados pelas crianças, e quem ganhou foi July", continua Thiago. July já está no Rio Grande do Norte, onde deve passar por tratamento. A expectativa é que seja novamente conduzida à natureza em poucos dias. Mesmo com a passagem curta, ela marcou a vida dos estudantes da escola Maria Dolores Menezes de Almeida.


Saiba mais


Além do transporte interestadual, o IMAC possui licença do ICMBio para monitoramento de tartarugas marinhas em todo o litoral de Caucaia, o que torna a instituição uma referência no estudo e preservação dessas espécies. Além disso, nas instalações do IMAC é possível realizar a estabilização dos animais resgatados, ajudando no processo de transporte seguro até a unidade de reabilitação do ICMBio, que fica no Rio Grande do Norte. Atualmente, o IMAC monitora 92 ninhos de tartaruga no município.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis