Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Agência Brasil

Macron visita o Brasil e tem compromisso em quatro cidades brasileiras

A visita do presidente da França Emmanuel Macron ao Brasil começa nesta terça-feira (26).

Imagem de destaque da notícia
Foto: Reprodução internet

A visita do presidente da França Emmanuel Macron ao Brasil começa nesta terça-feira (26). Estão previstos compromissos em quatro cidades brasileiras.

Macron desembarca nesta tarde na base aérea de Belém, no estado do Pará, e será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A agenda bilateral para os dias em solo brasileiro envolve temas como meio ambiente, povos indígenas, defesa, reforma dos organismos multilaterais, entre outros.

Os compromissos começam ainda nesta terça. Os dois líderes seguem para a Ilha do Combu, para conhecer a produção artesanal e sustentável de cacau e uma fábrica de chocolate com matéria prima vinda do trabalho da população ribeirinha.

Na agenda também está prevista um encontro com lideranças indígenas. Nessa ocasião, Macron vai aproveitar para condecorar o líder indígena da etnia Kayapó, o Cacique Raoni, com a mais alta condecoração da França: a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra.

À noite, Lula e Macron seguem para o estado do Rio de Janeiro. Na quarta-feira, os presidentes inauguram, no Forte de Copacabana, o terceiro dos cinco submarinos previstos para serem construídos numa cooperação entre os governos dos dois países. Durante o evento, os dois governos vão discutir a continuidade da parceria com foco em Defesa e Segurança para que seja desenvolvido um programa de produção de helicópteros militares e energia nuclear de uso civil.

Ainda na quarta-feira, o presidente brasileiro retorna à Brasília enquanto o líder francês vai para São Paulo, onde acontece o Fórum Econômico Brasil-França. O evento reúne empresários dos dois países. O encontro contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Segundo dados do Banco Central, a França é o terceiro maior investidor no Brasil, com mais de 38 bilhões de dólares. Além disso, há cerca de 860 empresas francesas atuando no Brasil, com geração de 500 mil empregos.

Na última etapa da visita ao Brasil, o presidente francês segue para Brasília, onde será recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado.

Temas como reforma das instituições multilaterais, incluindo assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas; além da guerra na Ucrânia e do conflito em Gaza devem ser abordados por ambos. A situação política na Venezuela e a crise humanitária no Haiti são outros assuntos que deverão ser tratados.

As negociações em torno do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, da qual Macron se posicionou contra, não estão previstas para ser debatidos durante esta visita.

Política São Luís - MA 26/03/2024 - 12:02 Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional Presidente da França Emmanuel Macron visita brasil terça-feira, 26 Março, 2024 - 12:02 2:59

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-naci

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis