Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Bolsonaro lidera em pesquisa eleitoral mesmo inelegível, indicando cenário acirrado contra Lula

Levantamento do Paraná Pesquisas revela números próximos entre ex-presidente e atual presidente em possível corrida presidencial, mesmo com Bolsonaro inelegível.

Imagem de destaque da notícia
Imagem de reprodução da internet

Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (28) pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido do partido Progressistas (PP), trouxe números surpreendentes sobre uma eventual disputa presidencial entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo considerando a inelegibilidade do primeiro.

De acordo com o levantamento, no cenário estimulado, Bolsonaro desponta com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula segue de perto com 35,3%. Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois líderes políticos estão tecnicamente empatados.

Além disso, a pesquisa revela a presença de outros candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto, seguido pela ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Entre os entrevistados, 8,0% afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Em um possível segundo turno, Bolsonaro mantém uma leve vantagem numérica sobre Lula, com 41,7% contra 41,6%, porém dentro da margem de erro, o que indica um cenário altamente competitivo. Nesse contexto, 11,4% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento foi realizado com 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, abrangendo uma amostra representativa da população brasileira.

Vale ressaltar que a situação de inelegibilidade de Jair Bolsonaro foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em decorrência de ações que apuraram abuso de poder político, acrescentando uma camada de complexidade e incerteza ao cenário político brasileiro.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis