Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Despesas com viagens internacionais do presidente Lula triplicam em comparação com governo Bolsonaro, revela levantamento

Dados obtidos pelo Metrópoles mostram aumento significativo nos gastos do cartão corporativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, enquanto o governo petista prioriza a diplomacia para reafirmar a posição do Brasil no cenário internacional.

Imagem de destaque da notícia
Imagem de reprodução da internet

No primeiro ano de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despendeu mais de R$ 8,5 milhões em despesas com viagens internacionais, revela um levantamento feito pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). Esses gastos, que abrangem o período de janeiro a dezembro de 2023, representam um aumento significativo em comparação com o mesmo período do governo anterior, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os números surpreendem: os gastos com viagens internacionais do presidente Lula aumentaram quase três vezes (182,56%), quando corrigidos pela inflação, em relação ao primeiro ano de governo de Bolsonaro. Enquanto o presidente petista visitou 21 países durante esse período, Bolsonaro realizou viagens para apenas 10 nações, mostrando uma disparidade clara nos esforços diplomáticos entre os dois governos.

Segundo informações fornecidas pela Casa Civil, as viagens do presidente têm sido justificadas como investimentos para a recuperação da imagem do Brasil no exterior. O governo Lula tem concentrado esforços na diplomacia como uma estratégia para restabelecer laços com aliados estratégicos e fortalecer a posição do país no cenário internacional. Essa abordagem é evidenciada pelo aumento no número de visitas de Lula ao exterior em comparação com seu antecessor.

As despesas pagas pela Presidência da República, através do cartão de pagamentos do governo federal, englobam uma variedade de serviços, incluindo apoio de solo, provisão de bordo para alimentação de passageiros e tripulação, e telefonia. No entanto, é importante ressaltar que esses números não incluem despesas relacionadas à hospedagem, que são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores.

O aumento substancial nos gastos com viagens internacionais do presidente Lula reflete a priorização da diplomacia como uma ferramenta fundamental para o governo petista, buscando fortalecer as relações do Brasil com o mundo e consolidar sua posição como um ator relevante no cenário global.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis