Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Agência Brasil

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Para cumprir uma extensa agenda nesta quarta-feira (17), o Presidente Lula embarca hoje para a Colômbia, país vizinho que faz fronteira com o Brasil.

Imagem de destaque da notícia

Para cumprir uma extensa agenda nesta quarta-feira (17), o Presidente Lula embarca hoje para a Colômbia, país vizinho que faz fronteira com o Brasil.

A viagem já estava prevista desde o ano passado, quando o presidente colombiano, Gustavo Petro, esteve aqui no país e convidou Lula para participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá.

O evento começa nesta quarta e vai até dois de maio, com a participação do Ministério da Cultura brasileiro e da ministra Margareth Menezes.

O Ministério de Relações Exteriores informou que a agenda vai ser bastante extensa: começa com uma reunião bilateral com Gustavo Petro, com assinatura de atos e acordos de cooperação. Esses acordos ainda estão em diálogo, mas já existe uma lista de possibilidades, como explicou o diretor do Departamento de América do Sul, do Itamaraty, João Queiroz.

"Há uma previsão de que podem ser firmados memorandos de entendimentos sobre combate ao tráfico de pessoas, sobre direitos humanos, cooperação cultural, cooperação entre as bibliotecas nacionais dos dois países, sobre desenvolvimento agrário, cooperação policial, ajustes ou instrumentos em temas como gestão de território, empreendedorismo, tema como combate a fome e cartografia. Então esse é um pouco do que a gente espera para poder ter assinado durante a visita".

O representante do Itamaraty também disse que, no encontro, não está descartada a possibilidade de conversarem sobre o processo eleitoral na Venezuela, já que os dois países se posicionam abertamente sobre o tema.

Lula também participa, nesta quarta, do fórum empresarial, entre os dois países. Na pauta, assuntos como reindustrialização, infraestrutura e segurança alimentar. E o debate sobre a possível criação de um conselho empresarial entre Brasil e Colômbia.

A previsão é que Lula volte a Brasília, após os eventos do dia, na noite desta quarta-feira.

© Ricardo Stuckert/PR

Política Brasília Lula embarca para a Colômbia na terça-feira Lula: Equador deve desculpas ao México por invasão de embaixada 16/04/2024 - 15:57 Nadia Faggiani / Liliane Farias Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Gustavo Petro Colômbia Lula terça-feira, 16 Abril, 2024 - 15:57 1:58

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-naci

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis