Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Lula admite possibilidade de reeleição em 2026 para derrotar "trogloditas"

Presidente declara que enfrentará adversários extremistas se necessário, mas reitera que essa não é sua primeira opção


Imagem de reprodução da internet

Nesta terça-feira (18), em entrevista à rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que poderá se candidatar à reeleição em 2026, com o objetivo de derrotar o que chamou de "trogloditas". Embora não tenha mencionado nomes, a declaração foi interpretada como uma referência a adversários políticos que ele considera extremistas.

"Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse governo voltem, eu serei candidato", declarou Lula. Ele ainda enfatizou: "Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista e um negacionista."

Lula, que terá 80 anos em 2026, expressou confiança em sua capacidade: "Estarei no auge da minha vida." No entanto, ele destacou que a candidatura à reeleição não é sua primeira hipótese. "Nós vamos ter que pensar muito, tenho que medir meu estado de saúde e minha resistência física porque eu quero ter responsabilidade com o Brasil. Mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista", afirmou o presidente.

A declaração de Lula ocorre em um contexto político onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se movimenta. Segundo informações da Folha de S.Paulo, Bolsonaro disse a pelo menos três pessoas que aposta em recursos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para recuperar o direito de se candidatar à Presidência em 2026. No entanto, especialistas em direito eleitoral e alguns de seus próprios aliados veem essa postura mais como um aceno à militância do que uma possibilidade real, devido às dificuldades jurídicas, principalmente no STF (Supremo Tribunal Federal).

O cenário político para as eleições de 2026 começa a se desenhar, com figuras de destaque já sinalizando suas intenções e posicionamentos, enquanto o país aguarda os desdobramentos legais e estratégicos dos possíveis candidatos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!