Política Agência Brasil

Haddad espera que PL da dívida dos estados seja aprovado até recesso

Durante reunião do Conselho da Federação nesta quarta-feira (3), no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro: espera resolver a questão da dívida dos estados até o dia 17, último dia de trabalho no Congresso.

Por Ricardo Cavalcante

03/07/2024 às 17:22:25 - Atualizado há

Durante reunião do Conselho da Federação nesta quarta-feira (3), no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro: espera resolver a questão da dívida dos estados até o dia 17, último dia de trabalho no Congresso.

Até lá, Haddad, quer ver aprovado o projeto de lei complementar com as regras para a renegociação. Entre elas, redução de juros, que hoje é de 4% ao ano, mais variação do IPCA, limitada à Selic, e a criação de um Fundo de Equalização. São algumas premissas, como explicou Haddad.

Isso tudo com a contrapartida dos estados, para que tenham direito ao desconto e também ao Fundo de Equalização. Nessa terça-feira, o presidente do Senado, que está liderando no parlamento as conversas sobre o assunto, se reuniu com os governadores dos cinco estados com dívidas maiores: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Aliás, para o Rio Grande do Sul, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o estado terá tratamento específico. Isso por conta da tragédia com as chuvas na região.

Após a reunião do Conselho da Federação, o presidente Lula sancionou a lei que trata da securitização da dívida ativa da União, dos Estados, do DF e dos municípios. Trata-se da venda, com deságio, dos direitos de receber uma dívida. Proposta do Senado e que foi aprovada mês passado pela Câmara.

© Lula Marques/ Agência Brasil

Política Renegociação envolve desconto nos juros da dívida e isonomia entre UFs Brasília 03/07/2024 - 16:15 Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional Dívidas dos Estados estados endividados Congresso Nacional quarta-feira, 3 Julho, 2024 - 16:15 118:00
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jurema News

© 2024 Conteúdo protegido por lei de direitos autorais, todos os direitos reservados ao Jurema News.
Empresa inscrita sob Cnpj: 52.089.353/0001-03, O conteúdo deste site é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A reprodução é permitida, desde que a fonte seja devidamente citada.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jurema News
google-site-verification=lnd6n4a21CwWmPYqosG9spqHWJ7DJhCl_vm60JUDAu8