Com o objetivo de democratizar o acesso à internet e fortalecer os serviços públicos digitais, o Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), segue avançando com o programa Ceará Conectado, que prevê a instalação de pontos de internet gratuita em todos os 184 municípios do estado.
Na primeira fase do programa, foram contempladas 59 cidades. Agora, na segunda fase, a gestão do governador Elmano de Freitas já entregou infraestrutura de Wi-Fi gratuito em 20 novos municípios, totalizando 79 cidades atendidas até o momento.
“A cada semana, esse número cresce. A meta é chegar a 79 municípios com internet gratuita só em 2025. Já estamos com 25% da nova etapa concluída. É o Governo que não para, não para e não para”, destacou o presidente da Etice, Francisco Barbosa.
As cidades que já receberam os novos pontos de Wi-Fi incluem: São Luís do Curu, Fortaleza, Cascavel, Varjota, Viçosa do Ceará, Sobral, Barroquinha, Chaval, Marco, Santana do Acaraú, Guaiúba, Santa Quitéria, Mucambo, Horizonte, Canindé, São Gonçalo do Amarante, Meruoca, Boa Viagem, Limoeiro do Norte, Ocara e Mauriti. O próximo município a ser beneficiado será Tamboril, com instalação prevista para esta quarta-feira (23).
Segundo o diretor de Operações da Etice, David Gois, o Ceará está entre os estados mais conectados do país, graças à robusta infraestrutura de fibra óptica do Cinturão Digital do Ceará (CDC) — uma das maiores redes públicas do Brasil.
“Com o Ceará Conectado, estamos expandindo essa estrutura e garantindo acesso gratuito à internet. Isso melhora a qualidade de vida da população e torna os serviços públicos mais eficientes e acessíveis”, explicou.
Além de oferecer conexão à população, o programa também tem impacto direto na modernização da gestão pública, contribuindo para a digitalização de serviços em escolas, postos de saúde, equipamentos de segurança e outros órgãos estaduais.