O discurso da direita em defesa da “liberdade de expressão” parece não se aplicar quando o alvo são eles mesmos. É o que se observa nas constantes declarações do vereador Tancredo Santos (PL), em Caucaia, que tem reagido com ofensas e deboches sempre que é questionado pela imprensa ou por adversários políticos.

Nos últimos meses, Tancredo tem reiteradas vezes atacado jornalistas e veículos de comunicação. Chamados de “esquerdopatas”, os profissionais que ousam criticar ou analisar suas atitudes tornam-se alvo de ironias do parlamentar. O próprio editorial do Jurema News já foi desqualificado em declarações públicas do vereador.

Dessa vez, o embate foi com o radialista Ricardo Silva, apresentador da Rádio Metropolitana AM. Durante seu programa, Ricardo e convidados analisaram o comportamento de Tancredo, apontando que suas posturas têm dado a impressão de que o vereador estaria tentando agir como chefe do Executivo, “como se Caucaia não tivesse prefeito”.

A crítica parece ter incomodado. Em resposta, Tancredo Santos ironizou os comunicadores, chegando a usar até um frasco de perfume para debochar dos radialistas. A cena gerou reações negativas e foi vista como uma contradição em relação ao discurso de defesa da liberdade tão propagado por setores da direita.

Enquanto afirma defender valores como “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, o vereador não tem demonstrado a mesma tolerância quando as críticas partem de fora de seu campo ideológico. Para muitos analistas locais, o comportamento expõe um padrão: liberdade apenas para criticar os adversários, mas não para aceitar ser questionado.

A postura do parlamentar reacende o debate sobre os limites da liberdade de expressão e o papel da imprensa em fiscalizar os agentes públicos. Em Caucaia, cresce a cobrança para que as autoridades respeitem a crítica jornalística e a diversidade de opiniões, princípios fundamentais da democracia.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui