O vereador bolsonarista de Caucaia, Tancredo dos Santos (PL), voltou a direcionar críticas à imprensa após a repercussão negativa de sua ação de apagar grafites na pista de skate do bairro Nova Metrópole. Em um storie publicado no Instagram, o parlamentar afirmou: “Revitalizei o espaço, e os esquerdistas querem que eu peça autorização pra eles?”. A publicação foi ilustrada por uma matéria do Jornal Jangadeiro, que destacou em sua manchete: “Vereador pinta letreiro de Caucaia com as cores da bandeira do Brasil: ‘Não vai ter mais vermelho’”, acompanhada de vídeo mostrando o vereador pintando o letreiro da Lagoa do Tabapuá.
Tancredo, que já coleciona polêmicas desde a pré-campanha, protagonizou discussões públicas com o ex-prefeito Vitor Valim (PSB) e chegou a queimar a bandeira do então pré-candidato do PT, Waldemir Catanho. Após assumir o mandato, seu comportamento combativo continuou: foi acusado de quebra de decoro parlamentar, chegou a ter o mandato suspenso e posteriormente restabelecido por decisão judicial.
As críticas à imprensa não são novidade. O vereador já se referiu a veículos de comunicação e jornalistas como “esquerdistas”, incluindo a própria redação deste portal. Nesta nova investida, as declarações também atingiram o jornal O Povo, um dos maiores do país, que noticiou que a pista de skate é um equipamento estadual e que a intervenção, incluindo a remoção das expressões artísticas, não teria sido autorizada pelo Governo do Estado.
Para especialistas, críticas à cobertura jornalística fazem parte do debate democrático, mas ataques constantes podem fragilizar a relação institucional entre imprensa e representantes eleitos. Cabe lembrar que a imprensa exerce papel fundamental na democracia, informando a população e fiscalizando a atuação dos poderes públicos.
Enquanto sobram polêmicas e embates nas redes sociais, críticos apontam que falta ao parlamentar um trabalho mais efetivo de fiscalização e proposição no Legislativo. Conhecido por sua atuação online, Tancredo é chamado por alguns internautas de “vereador TikTok”, apelido que reforça sua presença digital, mas também alimenta debates sobre sua atuação parlamentar.