O Governo do Ceará abriu, nesta quinta-feira (6), as inscrições para a edição 2025 do programa CNH Popular, que oferece capacitação e habilitação gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro) para pessoas de baixa renda. Esta será a maior edição da história do programa, com mais de 35 mil vagas disponíveis.
Na primeira etapa, já estão abertas 29.650 vagas, e as demais serão anunciadas em breve. Criado em 2009, o CNH Popular tradicionalmente ofertava cerca de 25 mil vagas por edição. Em 2025, o investimento total chega a R$ 25 milhões, consolidando o programa como uma das principais políticas públicas de inclusão e mobilidade social no trânsito cearense.
Além de ampliar o número de vagas, esta edição é também a mais inclusiva já realizada, contemplando públicos diversos de baixa renda, como estudantes universitários e técnicos, indígenas, quilombolas, pessoas surdas e condutores interessados em migrar para a categoria D (transporte coletivo). Os beneficiários da categoria A ainda recebem um capacete gratuito como item de segurança.
Distribuição das vagas
-
25 mil para ampla concorrência;
-
3 mil para estudantes universitários (com matrícula ativa);
-
150 para pessoas surdas (com laudo médico);
-
500 para indígenas (com certidão da associação validada);
-
500 para quilombolas (com certidão da associação validada);
-
500 para condutores que desejam mudança para a categoria D (com dois anos de experiência na categoria B).
Como participar
Para concorrer, é necessário:
-
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
-
Ter no mínimo 18 anos;
-
Realizar a inscrição exclusivamente pelo site: detran.ce.gov.br.
Com foco em formação, segurança viária e oportunidades de emprego, o CNH Popular reafirma o compromisso do Governo do Ceará com o acesso gratuito à habilitação e a inclusão social de milhares de cearenses.


















