A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária para o mês de maio será amarela, o que representa um acréscimo de R$ 1,885 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança reflete a redução das chuvas nas regiões onde ficam os principais reservatórios do País, o que impacta diretamente na geração de energia elétrica. Segundo a Aneel, as previsões meteorológicas indicam volumes abaixo da média para os próximos meses, tornando necessário o acionamento de fontes de energia mais caras, como as termelétricas.
Entre os meses de dezembro e abril, a bandeira tarifária estava na cor verde , sem cobrança adicional, graças às boas condições hidrológicas no período chuvoso. Com a chegada da estação mais seca, o cenário se reverte, e os custos de geração aumentam.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar aos consumidores as condições de geração de energia no país e incentivar o uso consciente da eletricidade. Quando a bandeira amarela é acionada, o consumidor é alertado sobre a necessidade de economizar energia para evitar ainda mais aumentos na fatura.