Prorrogação também vale para justificativas de ausência no Enem 2024; mesmo com isenção, candidato deverá se inscrever posteriormente
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram, nesta semana, o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. A nova data-limite é o dia 2 de maio. O mesmo prazo se aplica às justificativas de ausência daqueles que não compareceram aos dois dias do Enem 2024 e desejam participar gratuitamente da próxima edição.
Mesmo os candidatos que tiverem a isenção aprovada deverão realizar a inscrição no Enem 2025, em data que será divulgada futuramente pelo MEC.
✅ Novo cronograma:
-
Solicitação de isenção / Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
-
Resultado das solicitações: 12 de maio
-
Período de recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
🆓 Quem tem direito à isenção?
Para obter a isenção, o candidato precisa fazer a solicitação pela Página do Participante, utilizando o login do Gov.br. Têm direito à gratuidade:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Participantes do programa Pé-de-Meia;
-
Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
-
Inscritos no CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Quem se ausentou do Enem 2024 sem justificar a falta e deseja isenção em 2025, deve apresentar uma justificativa válida — também por meio da Página do Participante.
📚 Enem: porta de entrada para a educação superior
Criado há mais de 20 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota do Enem é utilizada em programas como:
-
Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
-
Prouni (Programa Universidade para Todos)
-
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
Além disso, instituições de ensino em Portugal mantêm convênio com o Inep e aceitam a nota do Enem como critério de admissão de estudantes brasileiros.
📄 O edital com todas as regras sobre isenção e justificativa de ausência pode ser acessado na Página do Participante, incluindo a versão em Libras.