O mundo católico volta os olhos para o Vaticano nesta quinta-feira, após a tradicional fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo papa. O anúncio oficial com o nome do novo líder da Igreja Católica deverá ser feito a qualquer momento na sacada central da Basílica de São Pedro, em Roma.

Ao som dos sinos da basílica e sob aplausos da multidão reunida na Praça de São Pedro, o ritual milenar do Habemus Papam se aproxima do seu momento mais simbólico: a apresentação do novo pontífice ao mundo. A fumaça branca é produzida após a queima das cédulas do voto com substâncias químicas específicas, indicando que os cardeais chegaram a um consenso.

Ainda não há confirmação sobre a identidade do escolhido, que deverá surgir em instantes no balcão da basílica, acompanhado da tradicional bênção apostólica “Urbi et Orbi”. A expectativa cresce em todo o mundo quanto ao perfil do novo papa — se será um pontífice mais conservador, reformista ou vindo de regiões fora da Europa, como América Latina, África ou Ásia.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui