O mundo católico volta os olhos para o Vaticano nesta quinta-feira, após a tradicional fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo papa. O anúncio oficial com o nome do novo líder da Igreja Católica deverá ser feito a qualquer momento na sacada central da Basílica de São Pedro, em Roma.
Ao som dos sinos da basílica e sob aplausos da multidão reunida na Praça de São Pedro, o ritual milenar do Habemus Papam se aproxima do seu momento mais simbólico: a apresentação do novo pontífice ao mundo. A fumaça branca é produzida após a queima das cédulas do voto com substâncias químicas específicas, indicando que os cardeais chegaram a um consenso.
Ainda não há confirmação sobre a identidade do escolhido, que deverá surgir em instantes no balcão da basílica, acompanhado da tradicional bênção apostólica “Urbi et Orbi”. A expectativa cresce em todo o mundo quanto ao perfil do novo papa — se será um pontífice mais conservador, reformista ou vindo de regiões fora da Europa, como América Latina, África ou Ásia.