Política Agência Brasil

Votação do relatório da CPI da Americanas foi adiada

Votação do relatório final da CPI sobre a fraude na Americanas fica para semana que vem.

Por Ricardo Cavalcante

19/09/2023 às 21:15:31 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Votação do relatório final da CPI sobre a fraude na Americanas fica para semana que vem.

A discussão do relatório estava prevista para esta terça-feira, mas foi cancelada. O relator da CPI, deputado Carlos Chiodini, do MDB- SC, pediu mais um tempo para aprimorar seu texto.

Chiodini havia apresentado o relatório no dia 5, propondo quatro projetos de lei para combater a corrupção e fraudes em empresas privadas, mas não indiciando nenhum dos responsáveis pelas fraudes da Americanas. O relator considerou que seria imprudente fazer acusações sem provas conclusivas.

Dois parlamentares do PSOL, Tarcísio Motta e Fernanda Melchionna, apresentaram um relatório em separado da CPI, responsabilizando os donos majoritários da Americanas por fraudes: Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Hermann Teleles. Os parlamentares alegam que foram os acionistas que lucraram com a fraude na empresa e assim devem responder pelos prejuízos.

O deputado Alfredinho, do PT- SP, também apresentou voto em separado questionando a neutralidade excessiva do relator.

A loja Americanas está em recuperação judicial desde janeiro deste ano, após descoberta de uma fraude contábil de R$ 25 bilhões, resultando em uma dívida de R$ 42 bilhões. Os lucros foram manipulados para inflar os resultados da empresa, favorecendo seus diretores.

Política Brasília 19/09/2023 - 20:40 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional CPI Americanas terça-feira, 19 Setembro, 2023 - 20:40 105:00
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jurema News

© 2024 Conteúdo protegido por lei de direitos autorais, todos os direitos reservados ao Jurema News.
Empresa inscrita sob Cnpj: 52.089.353/0001-03, O conteúdo deste site é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A reprodução é permitida, desde que a fonte seja devidamente citada.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jurema News
google-site-verification=lnd6n4a21CwWmPYqosG9spqHWJ7DJhCl_vm60JUDAu8