Política Agência Brasil

STF retoma julgamentos após período de recesso do Judiciário

Depois de um período de recesso, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou os julgamentos nesta quinta-feira (1º).

Por Ricardo Cavalcante

01/02/2024 às 20:23:26 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Depois de um período de recesso, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou os julgamentos nesta quinta-feira (1º).

No discurso de abertura, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou uma série de medidas para tornar o judiciário mais eficiente e representativo da sociedade brasileira.

Entre elas, o descongestionamento dos processos de execução fiscal e de ações contra o INSS, o sistema de paridade entre homens e mulheres nas promoções e bolsas para futuros magistrados.

Barroso falou também sobre a independência e a harmonia entre os poderes da República.

O presidente Lula destacou que as prioridades da Corte estão alinhadas com as do governo. E reforçou a importância da independência do Judiciário.

O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, lembrou dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado quando as sedes dos Três Poderes foram atacadas.

E destacou a responsabilidade pela manutenção da ordem democrática.

Depois dos questionamentos no ano passado sobre os julgamentos virtuais da Corte, o presidente da OAB, Beto Simonetti, defendeu a importância das prerrogativas dos advogados.

Em um ato simbólico, os representantes dos Três Poderes saíram do STF depois da solenidade e retiraram juntos as grades que cercavam o Tribunal desde os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.

Política Brasília 01/02/2024 - 19:38 Jacson Segundo / Pedro Lacerda Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional Abertura Ano Judiciário Três Poderes Solenidade quinta-feira, 1 Fevereiro, 2024 - 19:38 3:50
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jurema News

© 2024 Conteúdo protegido por lei de direitos autorais, todos os direitos reservados ao Jurema News.
Empresa inscrita sob Cnpj: 52.089.353/0001-03, O conteúdo deste site é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A reprodução é permitida, desde que a fonte seja devidamente citada.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jurema News
google-site-verification=lnd6n4a21CwWmPYqosG9spqHWJ7DJhCl_vm60JUDAu8