Caucaia Educação em Caucaia

Caucaia lança programa que oferece aulas durante as férias para alunos da rede municipal

A iniciativa busca melhorar a qualidade de ensino em Caucaia dando uma ampla possibilidade de alunos aproveitarem as férias pra enriquecer o corriculum

Por Ricardo Cavalcante

06/07/2023 às 14:20:17 - Atualizado há

Mês de julho é o período das tão sonhadas férias escolares. Em Caucaia, as férias significam, além de diversão, também a melhoria no aprendizado para os alunos da rede municipal. Por isso, Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o Projeto #EuEstudoNasFerias, que tem o objetivo de potencializar as aprendizagens de leitura, escrita e matemática, além de proporcionar de ampliar as experiências pedagógicas. De 01 a 15 de julho, o projeto contemplará as turmas do 1º, 2º, 5º e 9º anos, com exceção das escolas diferenciadas (Indígenas, Quilombolas e do Campo), que funcionarão em todas as turmas.


De acordo com a diretora de gestão da SME, Raquel Di Paula, além do Projeto #EuEstudoNasFerias proporcionar uma melhoria na aprendizagem dos estudantes, a proposta surge também como mais um alento para os pais que, muitas vezes, não tem como deixar os filhos nesse período de férias. "Os alunos aprendem e se divertem. Nas escolas os alunos têm atividades que melhoram a aprendizagem, além de terem diversão e alimentação garantidas. Para os pais, um ótimo atrativo, pois sabem que os filhos estão em boas mãos, em segurança e aprendendo muito mais nas unidades escolares", frisou a servidora.


Na Escola Noélia de Alencar, que recebeu, na tarde desta quarta-feira (05), representantes da SME para uma visita de rotina, os alunos relataram que estão gostando de participar do projeto #EuEstudoNasFerias. "Eu brinco e aprendo muito com meus amigos. Eu já sei ler, mas a tia está me ajudando a melhorar mais na leitura. Eu quero subir de nível", disse o aluno Yago David, de apenas 7 anos.


A professora contratada Maria José Souza, que foi chamada para fazer parte do Projeto #EuEstudoNasFerias, disse que a gestão está de parabéns pela iniciativa. "Foi algo muito bem pensado, pois saímos de um período crítico da pandemia, com crianças em vulnerabilidade que precisavam de reforço e resgate de aprendizagem. Esse projeto vem para acrescentar no desenvolvimento desses alunos, pois aqui as crianças e adolescentes têm segurança e educação. É uma continuidade do hábito de aprender. Eu estou muito feliz de participar desse projeto", destacou Maria.


Os olhos atentos da aluna Maria Eduarda Almeida, do 2º ano, não perdiam uma explicação da professora. Ao terminar a aula, a aluna fez questão de dizer que estava amando ir para a escola nas férias. "Eu gosto muito de ler, de escrever e de brincar com meus amigos da sala. A tia está me ensinando muito mais. As matérias que eu mais gosto é português e matemática. Eu amo estudar", disse.


Ao lado da estudante, outro aluno, Wallace Alves, também expressou o quanto gostou de participar da primeira semana do projeto. "Eu estou gostando muito de estar de férias aqui na escola porque eu aprendo mais com meus amigos e com a tia", falou Wallace.


Essa satisfação espontânea dos alunos é fruto do acolhimento e do compromisso da Prefeitura de Caucaia, por meio da SME, que vem investindo constantemente na melhoria e qualidade da Educação do município. Prova disso são a entrega de mais de 45 mil tablets (todos com chip, película e Plataforma Inteligente, uma plataforma de conteúdos educativos) com o intuito de proporcionar educação de qualidade e inclusão sociodigital durante o período da pandemia de Covid-19.


Além disso, a gestão atual trabalhou nas reformas da estrutura do pátio educacional do município. Com isso, até o momento, 163 escolas já passaram por intervenção e melhoria na infraestrutura; houve a implantação de (04) escolas em tempo integral, além de escolas com turmas em tempo integral; lançamento do Polo Avançado, com ensino integral para alunos do 9º ano selecionados pela SME e o lançamento do Imersão Nota 10, com aulas de reforço e extracurriculares (ballet, xadrez, música, contação de histórias).


Além dos esforços para recompor a aprendizagem dos estudantes durante o período mais crítico da pandemia, a atual gestão fez investimentos e valorizou os professores da rede municipal. Em destaque temos o pagamento de abono aos educadores, um investimento no valor de R$ 3 milhões; o aumento em 40% nas gratificações para os coordenadores pedagógicos, diretores e secretários escolares em 2022; aprovação do pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores, além de conceder a regência de classe aos efetivos ocupando cargos de direção.


Saiba mais sobre o Projeto #EuEstudoNasFerias


De acordo com a SME, para as turmas do 1º, 2º e 5º anos, os professores desenvolverão as atividades dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física. Para os 9º anos, os professores realizarão atividades com foco nas habilidades de leitura, escrita e matemática.


Os professores de História, Inglês, Ensino Religioso e Arte trabalharão leitura e escrita (Língua Portuguesa), contextualizando com os seus respectivos componentes curriculares.


Os professores de Ciências, Geografia e Educação Física trabalharão cálculo, resolução de situações problemas, análises e estatística (Matemática), contextualizando com os seus respectivos componentes curriculares.


Os professores das demais turmas dos Anos Finais (6º, 7º e 8º anos) serão remanejados para as turmas de 9º anos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jurema News

© 2024 Conteúdo protegido por lei de direitos autorais, todos os direitos reservados ao Jurema News.
Empresa inscrita sob Cnpj: 52.089.353/0001-03, O conteúdo deste site é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A reprodução é permitida, desde que a fonte seja devidamente citada.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jurema News
google-site-verification=lnd6n4a21CwWmPYqosG9spqHWJ7DJhCl_vm60JUDAu8