A partir desta sexta-feira (2), pessoas desempregadas que buscam uma oportunidade de trabalho em municípios diferentes de onde residem já podem contar com transporte público gratuito na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A medida faz parte da nova fase do programa VaiVem, que amplia o benefício anteriormente voltado apenas a estudantes.

Com a ampliação, os beneficiários passam a receber 40 bilhetes por mês para utilizar ônibus, metrô e vans em dias úteis, das 8h às 16h. O auxílio pode ser concedido por até seis meses consecutivos, período em que o cidadão estiver formalmente desempregado. Caso consiga um emprego com carteira assinada, o benefício é suspenso, mas pode ser reativado se a pessoa voltar a ficar sem trabalho após esse período.

Para ter acesso ao programa, é necessário residir em algum dos 15 municípios que integram a RMF e realizar o cadastro no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), apresentando RG, CPF e carteira de trabalho, seja em formato físico ou digital.

As cidades contempladas com o sistema de transporte metropolitano são: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

O que é o Programa VaiVem

Criado em 2023, o VaiVem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que garante passagens gratuitas no transporte público coletivo da RMF. Inicialmente voltado a estudantes, o programa foi ampliado para atender também pessoas em situação de desemprego, promovendo inclusão social e acesso ao mercado de trabalho.

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho (SET), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Além dos desempregados, continuam aptos a solicitar o benefício os estudantes da rede pública ou privada que possuam carteira estudantil válida e que realizem deslocamentos diários entre os municípios da região.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui