O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, neste domingo (5), na Feira da Parangaba, em Fortaleza, a maior operação independente e sigilosa já feita no país contra o comércio ilegal de animais silvestres em feiras livres. A ação resultou na condução de mais de 30 pessoas à delegacia e no resgate de 271 animais encontrados em situação de maus-tratos.

Batizada de “Operação Forum Avium I”, a ofensiva contou com a participação de 58 agentes do Ibama e vinha sendo planejada desde março deste ano. Segundo o órgão, dez pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico e maus-tratos de animais silvestres. Pelo menos 15 suspeitos já haviam sido identificados em levantamentos prévios realizados pelos fiscais em visitas discretas ao local.

A Feira da Parangaba, popularmente conhecida como “Feira dos Pássaros”, funciona há cerca de 30 anos na capital cearense e é amplamente reconhecida pela venda ilegal de animais da fauna brasileira. Durante a operação, os agentes encontraram diversas espécies mantidas em gaiolas improvisadas, expostas ao sol, barulho intenso e más condições de higiene — fatores que, segundo o Ibama, provocam sofrimento e morte de muitos animais ainda no local.

A operação foi acompanhada com exclusividade pela equipe do Fantástico, da TV Globo. O Ibama informou que os animais resgatados passarão por avaliação veterinária e serão encaminhados a centros de reabilitação e triagem antes de serem devolvidos ao meio ambiente.

Autor

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui