Mesmo enfrentando atrasos e superlotação desde janeiro de 2025, quando o atual prefeito Naumi Amorim (PSD) assumiu a administração de Caucaia, o programa “Bora de Graça” segue como referência nacional em mobilidade urbana e transporte gratuito.

Criado durante a gestão do ex-prefeito Vitor Valim (PSB), o programa se consolidou como o maior do país a oferecer transporte público totalmente gratuito, beneficiando milhares de passageiros todos os dias e atendendo a todas as regiões de Caucaia.

O sucesso da iniciativa chegou ao governo federal. Em coletiva de imprensa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou um estudo para viabilizar a implantação de um programa nacional de transporte público gratuito, com subsídios às empresas de ônibus que realizam o transporte coletivo urbano.

A proposta pretende garantir o acesso universal ao transporte, reduzir desigualdades e fortalecer políticas de mobilidade sustentável — e tem como inspiração experiências municipais de sucesso, entre elas o “Bora de Graça”.

Embora o atual prefeito tente, por meio de decreto, mudar o nome do programa, a população ainda se refere à gratuidade como “o eterno Bora de Graça”, símbolo de uma política pública que transformou a rotina de milhares de caucaenses e, agora, volta a inspirar o país inteiro.

Autor

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui