16/06/2024 +5585998652173

Baturité

Instagram

TSE Decreta Inelegibilidade do Prefeito de Baturité e Outros Políticos em Julgamento Virtual

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral cassa mandato de Herbelh Mota e vice-prefeito, alĂ©m de outros polĂ­ticos do CearĂĄ, por suposto abuso de poder polĂ­tico e autoridade.

Por Ricardo Cavalcante 24/05/2024 às 18:02:09

Imagem de reprodução da internet

Uma decisão histórica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento virtual realizado nesta quinta-feira (23), coloca um ponto final no mandato do prefeito de Baturité, Herbelh Mota, e de seu vice, Irmão Carlin. Por uma margem de 5 votos a 2, o TSE determinou a inelegibilidade de Mota e seu vice por um período de 8 anos.

O veredicto do TSE deu provimento ao Recurso OrdinĂĄrio do Ministério Público Eleitoral (MPE), revertendo o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Além do prefeito e vice-prefeito de Baturité, outros políticos cearenses foram afetados pela decisão. O deputado federal Eduardo Bismark e o suplente de deputado estadual Audic Mota também tiveram seus mandatos cassados pelo mesmo motivo.

A fundamentação da decisão baseou-se no suposto abuso de poder político e de autoridade, conforme estabelecido no artigo 22, XIV, da Lei Complementar 64/1990. O TSE determinou a comunicação imediata ao TRE-CE para o cumprimento e adoção das providĂȘncias cabíveis.

A decisão implica que tanto Herbelh Mota quanto Eduardo Bismark e Audic Mota estão inelegíveis por 8 anos, o que inviabiliza a possibilidade de reeleição para o prefeito de Baturité e deixa o deputado federal sem mandato. O voto divergente do Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, foi vencedor, com o Relator Raul Araújo e o Ministro Nunes Marques votando contra.

O desfecho do julgamento marca um novo capítulo na política local, com potenciais repercussões significativas para o cenĂĄrio político do município de Baturité e do estado do CearĂĄ como um todo.

Comunicar erro
ComentĂĄrios

Queremos Saber!

Você acredita na possíbilidade de polarização das eleições municipais:

google-site-verification=lnd6n4a21CwWmPYqosG9spqHWJ7DJhCl_vm60JUDAu8