Por Marcelo Uchoa,
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” O epílogo de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, parece -feito para estes tempos líquidos de Bauman, em que feitos relevantes se perdem em enxurrada de informações frívolas.
Como é mais que conhecido, no jogo da feia política atual, neoliberais tentam desqualificar o serviço público, buscando minar a confiança popular no Estado. Apostam numa estratégia de desinformação que ignora o legado e os avanços alcançados pela gestão pública. No Ceará, os resultados falam por si: investimentos consistentes em saúde, educação, segurança alimentar e inclusão social, tudo em harmonia com equilíbrio fiscal e crescimento econômico.
Entre os exemplos de excelência, destaca-se o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE). Quem conheceu o antigo órgão, marcado pela lentidão e burocracia, se surpreende com sua transformação. “Dando a César o que é de César”, desde que Waldemir Catanho assumiu a superintendência, sem querer subestimar louros alcançados em gestões anteriores, a autarquia ganhou novo fôlego e se tornou referência nacional em inovação, transparência e compromisso social.
Antes, à frente da Secretaria de Articulação Política do governo Elmano de Freitas, Catanho já se notabilizara pelo diálogo, solucionamento de entraves e construção de consensos entre núcleo político da gestão, secretários e prefeitos. Agora, nesta segunda fase de contribuição à frente do DETRAN, os avanços pululam. Em apenas oito meses, foram mais de 33 mil atendimentos pelo Programa CNH Popular, garantindo gratuidade na habilitação de motoristas de baixa renda. Com o Programa CNH Universitária, orçado em R$ 4,5 milhões, 3 mil estudantes serão beneficiados. Já está a ponto de inaugurar o revolucionário ABC DETRAN, voltado a pessoas com dificuldades de leitura e escrita — reafirmando que dirigir também é um direito social.
Os serviços de oferecimento de habilitação expandiram-se em 10 novos postos no interior, com previsão de mais 15 nos próximos meses. Novas unidades de atendimento estão sendo inauguradas, como a estratégica unidade do North Shopping, em Fortaleza. Na infraestrutura, foram concluídas obras como o terminal rodoviário de Paracuru, estando em execução e prestes a inaugurarem os terminais em Boa Viagem, Tamboril e Barbalha, com aportes de R$ 33,6 milhões em investimentos, justificados por alto grau de relevância para as populações locais. Foram dadas ordens de serviço nas Rodoviárias de Horizonte e Icó e nas sedes regionais do Detran em Icó e Campos Sales.
A modernização tecnológica é outro marco: transferência digital de veículos, pagamento via Pix e vistoria digital tornaram o serviço mais ágil e transparente. A conversão automática de multas leves e médias em advertências educativas beneficiou 42 mil condutores em apenas um trimestre.
Também sob sua liderança foi aprovada a Lei Estadual nº 19.268/2025, que regulamenta o comércio de sucatas e peças automotivas, garantindo rastreabilidade e combatendo a informalidade — medida que fortalece a segurança pública e estimula o empreendedorismo ético.
Hoje, o DETRAN-CE é muito mais que um órgão de licenciamento: é um instrumento de cidadania e inclusão social. Planejamento, diálogo e resultados definem a marca da gestão de Waldemir Catanho, que se firma como um modelo de eficiência pública e compromisso social dentro do governo do Ceará. Por outro lado, apresenta um portfólio consistente que insere o próprio Catanho no seleto rol de grandes gestores da máquina cearense.
Marcelo Uchôa
Advogado em Fortaleza. Doutor em Direito Constitucional com estudos de pós-doutorado em Direitos Humanos. Membro da ABJD e do Grupo Prerrogativas. @MarceloUchoa_




















Khám phá thế giới giải trí trực tuyến đỉnh cao tại MM88, nơi mang đến những trải nghiệm cá cược thể thao và casino sống động.
利用强大的谷歌蜘蛛池技术,大幅提升网站收录效率与页面抓取频率。谷歌蜘蛛池
Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.
搭载智能站群程序,自动化搭建与管理,为SEO项目提供核心驱动力。站群程序