A Prefeitura de Caucaia firmou contrato de aluguel com a Igreja Assembleia de Deus Nova Metrópole para utilizar um imóvel como espaço provisório para o funcionamento de uma escola de educação infantil durante o período de reforma da unidade original, localizada no bairro Nova Metrópole.
O contrato, de número 2025.07.03.0I.01, foi firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a instituição religiosa. O valor global do acordo é de R$ 80.300,00. A unidade a ser reformada é o Núcleo de Educação Infantil (NEDI), que atende dezenas de crianças da região.
No entanto, o uso de uma estrutura ligada a uma igreja evangélica para fins educacionais públicos levanta questionamentos sobre a laicidade do Estado, princípio previsto na Constituição Federal, que estabelece a separação entre instituições religiosas e o poder público.
Procurada pela reportagem do Jurema News, a Prefeitura de Caucaia limitou-se a informar que a escola passará por reforma, sem responder diretamente aos questionamentos sobre o respeito à laicidade no uso do espaço alugado. Por esse motivo, optamos por não reproduzir a nota oficial, já que ela não esclarece o ponto central da dúvida: a contratação envolve apenas o uso da estrutura física ou há risco de interferência religiosa nas atividades escolares? O ensino ministrado manterá a neutralidade exigida pelo Estado laico?
A falta de clareza e de diálogo agrava o cenário. Lamentamos, mais uma vez, a dificuldade de comunicação com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caucaia, que tem se mostrado pouco acessível quando se trata de prestar esclarecimentos à imprensa e, por consequência, à população.
O Jurema News continuará acompanhando o caso e reforça seu compromisso com a transparência, o interesse público.