O governo do Piauí, comandado por Rafael Fonteles (PT), enfrenta uma onda de críticas nas redes sociais após veicular uma propaganda institucional acusada de reforçar estereótipos racistas. O vídeo, que visa divulgar o sistema de rastreamento e recuperação de celulares roubados no estado, mostra um jovem branco sendo furtado por dois jovens negros.
Na peça publicitária, o rapaz branco caminha tranquilamente ouvindo música com fones de ouvido, quando dois jovens negros o observam e planejam o furto. Eles conseguem roubar o celular sem que a vítima perceba. Em seguida, a narrativa mostra o dispositivo sendo rastreado e recuperado pela polícia, que prende os dois jovens — novamente reforçando a imagem deles como criminosos.
Nas redes sociais, internautas e ativistas denunciaram a campanha por racismo e por reforçar a associação entre negritude e criminalidade, um estereótipo historicamente combatido por movimentos de direitos humanos.
Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo do Piauí negou qualquer conotação racista na propaganda. Afirmou ainda que o vídeo faz parte de uma série inspirada no clássico piauiense “Ai Que Vida”, e que o objetivo foi retratar situações cotidianas de forma “realista e didática”.
Apesar da justificativa, o caso provocou forte repercussão e reacendeu o debate sobre responsabilidade governamental na construção de narrativas públicas e no combate a estereótipos raciais.
Ver essa foto no Instagram




















Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.
iwin – nền tảng game bài đổi thưởng uy tín, nơi bạn có thể thử vận may và tận hưởng nhiều tựa game hấp
专业构建与管理谷歌站群网络,助力品牌实现全域流量的强势增长。谷歌站群