Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Sucesso Ambiental: Primeiro Ninho de Tartaruga nas Novas Faixas de Areia dos Espigões do Icaraí


Um marco importante para a gestão municipal de Caucaia ocorreu hoje com a notícia do nascimento do primeiro ninho de tartaruga situado nas novas faixas de areia dos Espigões do Icaraí. Esse evento simbólico confirma o êxito da construção das estruturas e ressalta a importância das iniciativas ambientais locais. Desde o início da temporada, o Instituto Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (IMAC) já registrou 8 ninhos apenas nessa nova faixa de areia, um aumento notável em comparação ao ano anterior.

Este ano, o IMAC já detectou um total de 112 ninhos de tartarugas marinhas, representando um aumento de 30% em relação ao ano passado. As projeções indicam que até o final da temporada de 2024, o número de ninhos monitorados possa chegar a 180. Em 2023, foram registrados 137 ninhos, resultando no nascimento de aproximadamente 14 mil tartarugas na orla caucaiense.

A celebração desse marco não seria completa sem a participação ativa da comunidade. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Celina de Sá Morais estão programados para acompanhar as atividades de monitoramento dos ninhos de tartarugas, demonstrando o engajamento da nova geração na preservação do meio ambiente.

É importante ressaltar que desde 2022, o IMAC obteve uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso faz do IMAC o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará, e o segundo no Brasil, a realizar esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

O monitoramento dos ninhos de tartarugas ocorre diariamente, das 04h às 08h, entre dezembro e março, durante a temporada de desova das tartarugas marinhas. O objetivo principal é detectar, cercar e identificar os ninhos, garantindo assim que as futuras tartarugas alcancem a fase de eclosão, que ocorre entre 55 e 62 dias após a postura.

Até o momento, foram detectados ninhos de quatro das cinco espécies de tartarugas que desovam no Brasil: a tartaruga Verde, Oliva, Cabeçuda e de Pente. A espécie predominante é a tartaruga de Pente, representando entre 96% a 98% dos ninhos identificados no litoral de Caucaia.

Esse evento não só celebra o sucesso das iniciativas de preservação ambiental em Caucaia, mas também destaca a importância do trabalho conjunto entre governo, comunidade e instituições para a proteção das espécies marinhas ameaçadas.

Comentários
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis