O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, nesta segunda-feira (21), luto oficial de sete dias em todo o território nacional pela morte do Papa Francisco, anunciada pelo Vaticano nas primeiras horas do dia. A medida é uma homenagem à trajetória do pontífice, reconhecido mundialmente por sua defesa dos pobres, do meio ambiente e dos valores cristãos.

“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, escreveu o presidente em nota oficial.

Em Brasília, as bandeiras do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram hasteadas a meio-mastro por volta das 10h, como símbolo de respeito e pesar nos prédios públicos do país.

Lula também usou as redes sociais para se despedir do líder religioso. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, publicou o presidente.

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, comoveu o mundo inteiro. Líder da Igreja Católica desde 2013, ele foi o primeiro pontífice latino-americano da história, marcando seu papado por uma postura de humildade, abertura ao diálogo e compromisso com os mais vulneráveis.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui