Um dos bordéis de luxo mais emblemáticos do início do século 20, o Tabaris Dancing, localizado no centro de São Paulo, será tema de uma peça teatral que deve estrear nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto foi autorizado a captar até R$ 1,3 milhão via Lei Rouanet, mecanismo de incentivo fiscal à cultura autorizado pelo Ministério da Cultura, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A montagem, intitulada “Tabaris Dancing ou Cabaré Máximo”, pretende resgatar elementos da história cultural da capital paulista, abordando o universo dos cabarés que marcaram época como espaços de sociabilidade, música, arte e também contradições sociais. O Tabaris foi um dos bordéis mais frequentados pela elite paulistana nas primeiras décadas do século passado e, segundo os idealizadores do projeto, faz parte da memória afetiva e urbana da cidade.
A proposta foi aprovada para captação de recursos junto à iniciativa privada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O espetáculo ainda não tem data definida para estreia, mas a produção prevê apresentações gratuitas e oficinas culturais, com ações de contrapartida social.
3khnun