Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Gestão de Prefeito de Fortaleza é Marcada por Desaprovação Recorde, Revela Pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta alta taxa de desaprovação à administração de Sarto, enquanto cenário político se aquece com aproximação das eleições municipais.

Imagem de destaque da notícia
Imagem de reprodução da internet

De acordo com o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a gestão do prefeito de Fortaleza, Sarto (PDT), enfrenta um momento desafiador, marcado por altos índices de desaprovação. Pela primeira vez, um gestor da capital cearense registra uma desaprovação de 52% em sua administração, sinalizando um cenário complexo a poucos meses das eleições municipais.

A situação atual traz à memória o desafio enfrentado pela então prefeita Luiziane Lins (PT) em 2008, quando, diante de uma rejeição superior a 40%, considerada na época um grande desastre eleitoral e uma queima de capital político, ela cogitou não concorrer à reeleição. No entanto, Luizianne trabalhou arduamente para reduzir sua rejeição e acabou se reelegendo em primeiro turno.

Desde abril de 2023 até março de 2024, o prefeito Sarto obteve o menor índice de aprovação de uma administração ótima, com apenas 4%, enquanto enfrentou o maior percentual de administração péssima, alcançando 27,5%. Sarto tem atribuído parte das dificuldades enfrentadas em sua gestão ao governador Elmano Freitas (PT), alegando interferências que prejudicam a administração da capital e supostas tentativas de eleger Evandro Leitão (PT).

Paralelamente, o prefeito tem buscado atrair antigos opositores para sua base política, embora também enfrente uma debandada de aliados. Na tentativa de se reeleger, Sarto e seus aliados têm feito gestos de aproximação a partidos de oposição, buscando apoio por meio de lideranças políticas estaduais e federais.

Enquanto isso, pela oposição, espera-se o lançamento de André Fernandes (PL) amanhã, respaldado por Jair Bolsonaro no Ceará. Além disso, as pré-candidaturas de Capitão Wagner e Eduardo Girão, tradicionais nomes da oposição, têm perdido espaço para candidaturas da direita e da extrema direita, indicando uma possível fragmentação do campo opositor.

À medida que o cenário político se aquece em Fortaleza, a desaprovação recorde da gestão de Sarto abre espaço para uma disputa eleitoral acirrada, onde cada movimento dos candidatos e alianças políticas pode ter impactos significativos no resultado das eleições municipais.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis