A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave, anunciando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito pelos cardeais e adotará o nome de Papa Leão XIV, tornando-se o 267º sucessor de São Pedro.
Prevost recebeu ao menos 89 dos 133 votos dos cardeais com direito a voto — atingindo os dois terços necessários para a eleição — e sucede o papa Francisco, marcando uma nova fase na liderança da Igreja. Aos 69 anos, Leão XIV é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e assume o trono papal em um momento desafiador para o catolicismo no mundo contemporâneo.
A escolha de um papa vindo da América do Norte é vista como histórica e estratégica, refletindo o crescimento da influência da Igreja em regiões fora da Europa e a busca por um perfil capaz de dialogar com realidades multiculturais e digitalizadas.
A expectativa agora gira em torno das primeiras palavras do novo pontífice e dos rumos que ele deverá imprimir ao seu pontificado. A tradicional bênção “Urbi et Orbi” será concedida ainda hoje, da sacada central da Basílica de São Pedro, diante de milhares de fiéis reunidos na praça.