Em um encontro estratégico para o desenvolvimento de Caucaia e do Ceará, Deuzinho Filho, esteve reunido com o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor Wally Menezes, na Reitoria da instituição. A pauta do encontro foi ambiciosa: discutir o fortalecimento da educação técnica e profissional diante da chegada de um dos maiores investimentos privados da história do Ceará — o Data Center do TikTok, previsto para ser instalado em Caucaia, com investimentos que podem ultrapassar R$ 50 bilhões.
Durante a reunião, Deuzinho e o reitor alinharam propostas para que o IFCE tenha papel central na formação de mão de obra qualificada, preparando jovens e adultos caucaenses para as oportunidades que surgirão com a implantação do megaempreendimento de tecnologia.
“A educação precisa caminhar lado a lado com o avanço tecnológico. Essa parceria é estratégica para garantir que nossa população esteja capacitada para ocupar os empregos que esse novo ciclo de desenvolvimento vai gerar”, afirmou Deuzinho.
IFCE: Protagonismo na transformação social
Com unidades espalhadas em todo o estado, o IFCE já é referência na formação de técnicos e tecnólogos em diversas áreas. Agora, com a chegada do Data Center do TikTok, a expectativa é que a instituição se torne ainda mais relevante como vetor de inclusão social, geração de empregos e inovação tecnológica.
A importância do Data Center do TikTok para Caucaia
O Data Center do TikTok, da gigante chinesa ByteDance, representa mais do que um investimento financeiro. Trata-se de um marco no posicionamento de Caucaia como hub tecnológico do Nordeste, abrindo caminho para novas cadeias produtivas, valorização de profissionais da área de tecnologia da informação, energia e infraestrutura, além de atrair novas empresas e oportunidades para a região.
Além disso, o projeto prevê a geração de milhares de empregos diretos e indiretos ao longo da construção e da operação do centro de dados, o que reforça a urgência em qualificar a mão de obra local.
Educação, tecnologia e oportunidade: um caminho comum
Para Deuzinho, a articulação entre poder público, instituições de ensino e iniciativa privada é essencial para que Caucaia esteja pronta para esse novo momento:
“Estamos plantando hoje as sementes de um futuro mais justo, inovador e cheio de oportunidades. E o IFCE será parte central dessa mudança.”
O encontro entre Deuzinho e o reitor é mais um passo na construção de um ecossistema de desenvolvimento sustentável, onde a educação técnica se torna ponte para um novo tempo em Caucaia.
Ver essa foto no Instagram