A quase um mês do início das festas juninas, os preparativos para os festejos entram na fase final. Com a abertura das inscrições para o edital Ceará Junino 2019, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) para financiar os grupos artísticos, as quadrilhas concorrem para estar entre os 136 projetos selecionados que receberão recursos. Serão disponibilizados R$ 3,15 milhões para o pagamento das quadrilhas contempladas.

Com participação de 150 pessoas, entre brincantes e equipe produção, a quadrilha Filhos do Sertão, sediada no bairro Tancredo Neves, homenageará o poeta Bráulio Bessa, considerado o “Embaixador do Sertão”. Nas semanas que antecedem as festas, os trabalhos envolvem o término da produção de cenários e da confecção dos figurinos.

Paulo Henrique Sampaio, presidente da quadrilha, ressalta o papel de transformação social desempenhado pelo grupo. Ele afirma que, além da participação da comunidade na quadrilha, o grupo também atua como uma ONG e oferece serviços, como oficinas de bordado, à população de bairros próximos.

No Montese, a quadrilha junina Buscapé vai rememorar a história do frevo pernambucano. Bárbara Ellen, 27, atua nas apresentações como noiva, típica personagem do São João, e celebra a união dos brincantes. “Nós moramos muito perto, é uma família, todo mundo se ajuda quando necessário. Há esse senso de comunidade, que ultrapassa as apresentações”, celebra. (Leonardo Maia/especial para O POVO)

SAIBA MAIS

Conheça as categorias

> O XXI Edital Ceará Junino 2019 é composto por três categorias.

> A categoria Quadrilha Junina tem objetivo de fomentar a promoção e manutenção de manifestações artísticas típicas do período junino no Estado, para essa modalidade podem se inscrever somente Pessoas Físicas.

> A categoria Festival Regional de Quadrilhas Juninas, por sua vez, têm caráter voltado para o competitivo e reúne quadrilhas que devem se apresentar ao público em geral, em locais ou órgãos públicos de fácil acesso. Nesse caso, as inscrições podem ser feitas apenas por Pessoa Jurídica de Direito Privado da Administração Municipal.

> Por fim, a terceira categoria corresponde ao Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, que reúne até 21 quadrilhas vencedoras dos festivais regionais apoiados pelo edital.

Serviço

O que: Edital Ceará Junino 2019

Quando: até o dia 13 de maio

Inscrições: por meio do site http://editais.cultura.ce.gov.br/2019/03/26/xxi-edital-ceara-junino

Via Jornal O Povo Online

Comentários

Deixe uma resposta